“Guia Prático” para Brasileiros no BALATON SOUND – Parte 2

Continuamos com as dicas mais preciosas e impagáveis dos brasileiros fissurados pelo BALATON SOUND, se você ainda não leu a Parte 1, comece agora!


  1. Facilidades:

a) Banheiros e chuveiros

Estamos falando de um evento com milhares de pessoas então não dá para contar com ambientes limpos e confortáveis o tempo todo. Infelizmente falta aquele banheiro “vip” para quem realmente acha isso um ponto importante, mas não há nada que possamos fazer. Considerando que você já chegou até aqui, já está com a mente aberta o suficiente para encarar chuveiros em uma espécie de vestiário, há femininos e masculinos pelo camping, que comportam “boxes” capazes de oferecer um banho honesto e rápido, a água é quentinha, não muito volumosa porque usa aquele sistema de aperta -> água flui por um minuto -> acaba -> aperta -> etc. Privacidade pode não ser a melhor palavra já que as pessoas lá dentro sentem-se extremamente livres e íntimas, se essa situação te deixa desconfortável, recomendo abstrair. A dica é fugir dos horários de pico, entre as 10h da manhã e meio dia, por exemplo, as filas são grandes e os boxes estão encharcados (somente em UM momento de muito azar no ano passado faltou água exatamente na minha vez, fiquei esperando uns 20 min com xampu na cabeça, mas depois voltou ao normal e não ouvimos rumores sobre o problema se repetir).

Para quem tem nojo dos banheiros químicos: Relaxa! Existe espalhado pelo camping uma espécie de container que possui banheiros com privadas mais “normais”, espelhos e até tomadas para as chapinhas (nem fique feliz porque a fila é enorme por qualquer minuto de uso). Esse container só é disponibilizado no camping, então na área de shows o jeito é encarar o químico mesmo.

b) Comidas e Bebidas

Infelizmente os preços não seguem a famosa economia do país, no entanto, ainda assim, não se compara com as tabelas dos grandes festivais, comida em geral custa de 5 a 15 euros variando entre servida e muito bem servida. Entram no cardápio pizza, hotdog, massas, fritas, lanches húngaros e até frango assado. Encontrar comida não é o problema, as tendas estão em todo o lugar e sempre prontas para te atender! Não se esqueça de guardar um dinheirinho para aquele sorvete esperto!

Sobre bebidas achamos que é a mais barata entre os grandes eventos, uma pint gelada de Heneiken (Gelada mesmo!) sai por 2 ou 3 euros!! Bebidas diversas e drinks são mais salgadas para padrões húngaros, shots por 3 e 4 euros. A alternativa para quem não quer gastar muito dentro do festival é o famoso esquenta da galera, supermercados próximos facilitam a compra dos suprimentos, uma garrafa de vodka por 15 euros ajuda a “alegrar” a turma antes mesmo de entrar no festival.

Seguindo a opção do supermercado lembramos que é permitido entrar com comida e água no camping, comida e água! Bebidas alcoólicas são PROIBIDAS (nem perca tempo escondendo e planejando coisas medonhas porque eles revistam tudo, conferem os lacres e até cheiram a garrafa).

c) Camping

Na nossa humilde opinião esse é o plus que deixa o evento ainda mais sensacional! Não se preocupar com hospedagem e transporte já alivia um monte os problemas, sem contar no fato da economia e da diversão! O espaço de camping era dividido em duas categorias 1 e 2 com diferença de localização, o primeiro era mais perto da entrada do evento. Nesse ano será somente um grande camping então acredito que a solução seja comprar cedo porque se esgota rapidinho e chegar cedo também para montar tudo, quanto mais tempo levar mais longe você ficará do acesso, nada que seja assim uma maratona, mas é aquele tempo de percurso que já deve ser calculado para não correr o risco de perder o show. Mesmo com todo esse drama preguiçoso é muito fácil ficar no bate e volta entre festival e camping para comer, beber, descansar, trocar de roupa e, principalmente, usar o chuveiro em horários inusitados!

Pulseiras de acesso ao festival e ao camping

Pulseiras de acesso ao festival e ao camping

Esse ano eles colocaram também uma opção mais cara de camping, como é novidade não sabemos se é mais perto e melhor estruturado. Só arriscando para saber.

“Ai não! Tenho nojinho de camping!” Sem problemas, as opções de hostels, pousadas, hotéis ou casas alugadas são válidas, basta planejar com antecedência e estar pronto para investir um pouco mais.

d) Horários:

Os shows do Main Stage no ano passado começavam as 17:30h, mesmo com intervalos entre meia e uma hora, eles sempre tentavam manter a pontualidade, sendo assim o último DJ terminava pelas 23h, o que é estranho para nós que estamos acostumados a sair de casa para balada nesse horário!

Main Stage 2014

Main Stage 2014

Nos outros palcos e tendas os horários das atrações são variados, alguns começam logo após o meio dia e outros se encarregam de fechar a noite terminando por volta das 4h da manhã. Nós, particularmente, aproveitávamos as milagrosas tardes de sol no lago, descansávamos e por volta das 18h estabelecíamos lugar bom no palco principal, revezando as idas ao banheiro e bar, mas garantindo a vista privilegiada. Como somos bem preguiçosos não aguentávamos muito tempo depois do último show, era só aquele passeio básico, janta e barraca. Não queremos culpar a chuva, mas talvez isso tenha deixado as coisas um pouquinho menos empolgantes já que ela não falhou em nenhuma noite. =(

e) Serviços:

De modo geral destacamos duas coisas bem interessantes – além do locker para bagagens – o primeiro é um espaço dedicado para carregar o celular ou qualquer aparelho eletrônico, infelizmente não era de graça, mas o investimento é válido para quem precisa manter contato com o mundo real, postar as fotos do dia, etc.

A segunda coisa, e talvez a mais impressionante, é a coleta de resíduos que funciona assim: na entrada do camping você recebe um saco de lixo para utilizar durante os dias, no último dia você entrega esse material em posto de coleta específico e recebe de “presente” pela colaboração um cupom de desconto de 500 Ft na loja do Festival! Mais bonito que o desconto é ver todo mundo mobilizado para juntar tudo e encher os sacos!

Além desses há todos aqueles serviços básicos de achados e perdidos, ambulatório, farmácia, loja do evento, etc.

Mapa do evento

Mapa do evento

  1. Dicas preciosas:

– Pratique as atividades oferecidas! Não tenha vergonha, nem medo, muito menos preguiça! Há brinquedos infláveis no lago, stand up paddle, pranchas, boias, balanços, diversas brincadeiras promovidas pelos patrocinadores e marcas parceiras!

Aproveite o dia!

Aproveite o dia!

– Não se preocupe em tirar fotos e filmar os shows, o volume de gente é grande e a chance de perder essas coisas é ainda maior! Além disso, (acreditem) as filmagens não vão retratar 1% do seu sentimento naquele momento, além do poder do som, as luzes são bem intensas, as pessoas pulam e levantam a mão o tempo todo! Aproveite as sensações, se desligue do resto, sinta o corpo arrepiando nas viradas e compartilhe de verdade as suas experiências quando voltar! ;]

– Prepare as fantasias! Isso mesmo, os europeus adoram se destacar na multidão e chamar a atenção da galera. O que está em jogo são os segundos de fama no telão, se você não é aquela típica menina linda e meiga com flores na cabeça e biquíni, invista em roupas de vaquinha, cabeças de cavalo e sunga do Borat. Se nada der certo, desista, alguém vai fazer topless e ganhar o seu espaço. 😡

– Bandeira é item fundamental! Ano passado a época não nos era favorável, logo depois daquela “situação desagradável” na Copa do Mundo admitimos que estávamos meio receosos em exibir nossa nacionalidade, mas o patriotismo falou mais alto e já no primeiro show as ostentamos aguentando todo tipo de piadinha!

– Quer comprar alguma lembrança do festival? Seja camiseta, boné, casaco ou qualquer coisa reserve o dinheiro e o tempo já no primeiro dia, dessa forma dois problemas são evitados: a falta de verba no último dia e o fato de não encontrar o tamanho, modelo ou cor do que desejava!

– Quer comprar alguma lembrança do festival mas não quer gastar muito? Há sempre a opção de comprar produtos da edição anterior! Algumas camisetas trazem estampado o ano e a line up, mas outras não, é claro que essas acabam primeiro, então permanece a dica de procurar por isso cedo! Não tenha esperança que os modelos desse ano vão ficar mais baratos no último dia, é lenda.

– Quer ter uma lembrança do festival sem gastar praticamente nada? Leve para casa o cartão de débito (que não é personalizado), mas pode ser usado em outros eventos na Hungria, como Sziget, Snow Festival, Food Truck Show, etc. Não é exatamente grátis porque na realização do primeiro depósito foi cobrada uma taxa de 500 Ft por ele, ou seja, se devolver o cartão esse valor é devolvido na íntegra e em dinheiro.

atividades

– E se perder o cartão de débito? Você não vai ser o único, por isso existe um local especial para registrar esses acontecimentos. Quanto mais cedo você procurar ajuda melhor porque existe a possibilidade de bloquear o uso do cartão. Os próximos procedimentos nós não sabemos informar porque (ainda bem) não passamos por isso. Não quer correr o risco de perder? Prenda o cartão naqueles tirantes de pescoço tipo de crachá, de chaves, de correr na praia… Na loja oficial tem modelos personalizados, mas pode levar de casa!

– Não tenha pressa em sair do camping no último dia! Segunda-feira, cansado, com dor em todos os músculos, a única coisa que você quer é sair dali e tomar um banho de verdade, há então duas opções: não dormir na noite de domingo e procurar trens de madrugada OU esperar a maior parte do povo partir nas primeiras horas da manhã. Sente, espere, admire o desmontar de tudo e fique tranquilo. Por que? A estação de trem estará cheia, cheia de gente, de barracas, de ressaca, de mau humor; os trens não conseguirão ser pontuais, sendo inevitável uma longa espera; quando o trem chegar vai ser aquela invasão de zumbis, se você conseguir entrar não terá mais assentos e, obviamente, você será o zumbi infeliz que viaja no corredor em pé ou jogado por cima das mochilas alheias. Ainda bem que tudo isso passa bem rápido e as memórias boas que prosperam!


E aí? Ajudamos? Conseguimos?

Então aproveite e prepare-se para viver uma das melhores experiências da sua vida! 

Depois conta pra gente como foi!

Enquanto arruma a mochila aquece com essa Warm Up !!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s