#ExplorandoMontenegro

Destino: Montenegro – Podgorica – Kotor – Budva

Como: Wizzair Budapest/Podgorica-  taxi e ônibus entre as cidades

Idiomas: Sérvio; Bosniano; Albanês; croata

Moedas: Euro

IMG_2295.JPG

Montenegro é um país dos Balcãs com montanhas acidentadas, aldeias medievais e uma estreita faixa de praias ao longo da costa do Adriático. Um dos menores países da europa, com umas das paisagens mais bonitas. A topografia de Montenegro é praticamente um playground, e rio Tara atravessa alguns dos canyons mais profundos do mundo (1.300m). De acordo com Lonely Planet, o Grand Canyon é apenas 200 metros mais profundo do que o Tara Canyon.  A baía de Kotor, é pontilhada com igrejas costeiras e cidades fortificadas, como Kotor e Herceg Novi. Além de ter um dos mais profundos Canyons com 1.300m de profundidade no rio Tara. Super recomendado para hikers, quem quer curtir praia, ou somente estar em contato com a natureza e ter o privilégio de acompanhar vistas maravilhosas. A comida lá é praticamente frutos do mar e os mesmos pratos de carne de países Balkans.

Contudo, este país sempre esteve em minha lista de prioridades e quando descobri que a Wizzair acabou de abrir vôos para Podgorica, não perdi tempo. E acredito que isso facilita muito a ida de muitos “habitantes” de Budapeste a esse lugar maravilhoso. 

Montenegro (antes parte daIugoslávia) muito me lembra alguns países que estive, como Croácia, Bósnia – cidades como Zadar, Dubrovnik e Split na Croácia. Não alugamos carro, e fizemos tudo de transporte público – e aviso aos motoristas esse não é dos melhores lugares para se dirigir, e qualquer entrada perdida vai render horas para achar um retorno, fora que o caminho é cheio de curvas perfeito para enrolar o estômago.

Uma curiosidade é que o nome do país é um tanto “latino” porque costumava ser parte de Veneza. Montenegro é realmente chamado “Crna Gora” em sérvio, que significa “montanha negra.” Mas a República de Veneza controlou a área na Idade Média (incluindo a Costa da Dalmácia na Croácia vizinha), que é de onde vem o nome italiano.

Dia 1

Aeroporto de Podgorica – Kotor
Podgorica é a atual capital de Montenegro e onde pousamos. No entanto por termos conversado com conhecidos, decidimos não perder tempo na cidade e dividimos um *taxi (70EUR) para Kotor que fica a uns 90 quilômetros.

Kotor fica entre as montanhas, e proporciona um “feeling” medieval com ruas de paralelepípedos. Chegamos pela noite e nos hospedamos no hostel Old Town Kotor (super recomendo), jantamos ali num dos melhores restaurantes chamado Scala Santa de frutos do mar. Como fomos em baixa temporada,  Abril na Páscoa, os bares e restaurantes ficam abertos até as 23h.

IMG_2773.JPG

Dia 2

Kotor – Perast

Acordamos cedo e fomos fazer uma caminhada pela cidade velha, e começamos por caminhas/escalar os 1355 passos pra chegar na Fortaleza de St Johns. A vista é simplesmente maravilhosa, ir para Montenegro e não ir até o topo dessa fortaleza significa que não esteve lá.

Ao voltarmos saímos do muro da cidade onde havia uma feira acontecendo e de lá pegamos um ônibus para…

Perast, outra cidade pequenina na Baía de Kotor, que tem em torno de 300 habitantes, mas tem 16 igrejas e 17 grand palazzos. Para chegar lá foi super fácil, pegamos um ônibus em Kotor para Perast (1EUR), na saída da cidade velha de Kotor e passamos a tarde lá almoçamos num restaurante chamado Armonia e dali pegamos um barco (4EUR) para atravessar até a pequena ilhota artificial chamada de “Our Lady of the Rocks”.

IMG_2746

Feito isso, voltamos e passamos a noite em Kotor e fomos em um dos poucos bares que estavam abertos chamado Letrika bar.

Dia 3

Kotor- Parque Nacional Lovcen – Boka – Lago Skadar- Cetinje – Budva

Resolvemos conhecer Montenegro a fundo, e como estávamos sem carro reservarmos um tour chamado Great Montenegro tour (40EUR), que reservarmos no hostel e é feito por uma agencia chamada 360 monte.

Foram praticamente 10 horas conhecendo lugares em Montenegro, e um dos melhores dias de nossa viagem. Tivemos oportunidade de ver o país de cima, acima de nuvens, no topo de montanhas e ter a vista das melhores paisagens do local.

O tour começou de Kotor às 8:30 am, e passou pela a estrada velha austro-húngara até chegar ao topo da montanha e ao parque Nacional Lovcen, onde pudemos ver a vista da baía de Boka, visitar o Mausoléu de Njegoš (o segundo pico mais alto do monte Lovcen) situado a 1675m acima do nível do mar – o caminho para chegar no Mausoléu tem um ar the Mágico de Oz.

Visitamos também uma aldeia conhecida pelo queijo e presunto defumado (lembra queijo de minas!), e de lá continuamos em direção Cetinje que é uma cidade de imenso património histórico e antiga capital, berço da cultura montenegrina e um centro religioso ortodoxo. É devido à sua herança como capital montenegrina que é reconhecida hoje como a capital honorária do Montenegro.

E o melhor por vir, na minha opinião de todo o passeio foi do topo onde pode se ver o Lago Skadar e de descemos de van até um outro parque Nacional e da lá fizemos um tour de barco pelo rio Crnojevica terminamos a viagem em Budva no pôr do sol após retornar para Kotor.

IMG_2673.JPG

Dia 4

Kotor – Budva

Acordamos cedo e tomamos café-da-manhã em Astoria, um lugar recomendadíssimo pelos bolos e doces, mas gostei muito do cardápio de brunch que eles tinham. De lá pegamos um ônibus (6,50EUR) para Budva pois resolvemos passar um dia lá e curtir a praia.

IMG_2766

Budva é o  destino mais visitado em Montenegro, atraindo turistas especialmente russos, sérvios e outros da Europa Oriental com a sua história, bares, discotecas e praias composta principalmente de pequenas rochas. É uma base para o turismo de massa, com resorts de luxo, como Sveti Stefan e Miločer por perto. Almoçamos e assistimos um show ao vivo no Bike Club, que aparentemente é um lugar recomendado para comer e curtir música ao vivo, especialmente em baixa temporada.

Dia 5

Budva – Podgorica – Budapest

Fizemos uma caminhada pela cidade velha e pelas praias antes de voltar para a fria Budapest. De Budva pegamos um ônibus para Podgorica (6,50EUR) e de lá dividimos um taxi até o aeroporto (10EUR)

*taxis em Montenegro= os motoristas lá passam a perna, passaram na gente e algumas pessoas que encontramos no hotel, eles prometem um preço e te cobram outro então tenha uma estratégia em mente para não ser enganado ou deixar eles passarem a perna.

Referências:

Instagram: @lachuff

AOL article: Montenegro next hotspot 

360monte: Great Montenegro Tour 

Wiki: Montenegro

Funtrivia: How come a Slavic country such as Montenegro got a name that sounds so Italian?

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s